terça-feira, 23 de agosto de 2011

Malefícios e Benefícios do Fone de Ouvido


O fone de ouvido tem sido um companheiro desde muito tempo atrás, quando ainda existiam apenas walkmans e discmans. Hoje em dia existem tantas opções de aparelhos eletrônicos com fone de ouvido e estes são tão acessíveis, que possuir um fone se tornou comum para muito mais gente, inclusive para idosos e crianças.
Como consequência, a discussão em torno dos malefícios do uso excessivo do fone de ouvido se ampliou e acabou ficando difícil discernir o que é realmente prejudicial do que é benéfico quando se trata do uso deste pequeno equipamento. Portanto, vamos esclarecer algumas informações importantes em relação aos fones.

Quando o uso do fone de ouvido faz mal?

O uso do fone de ouvido pode fazer mal quando o som dele ultrapassa os níveis saudáveis para nosso aparelho auditivo. Isto é, quando a unidade de medida do som – o decibel – vai além dos 90, o seu ouvido pode começar a sofrer alguns danos. O perigo aumenta quando isso acontece por sete horas ou mais. A potência máxima do seu aparelho, em decibéis, pode ser verificada no manual, para que você possa evitar a exposição prejudicial.
É comum, que em alguns tipos de serviço, a pessoa possa trabalhar ouvindo música no fone o dia todo. Porém, isso pode significar um risco à saúde da pessoa. Quem gosta de ouvir a música muito alta e fica o turno inteiro do trabalho com o fone no ouvido pode prejudicar sua audição seriamente.
Analise sua compreensão auditiva: se você tem problemas para escutar o quer alguém diz, em um tom de voz normal em um ambiente de pouco ruído, é possível que você já esteja sofrendo as consequências do uso excessivo de fone. Neste caso, é aconselhável procurar um fonoaudiólogo para analisar a situação do seu aparelho auditivo e diminuir imediatamente a intensidade do uso do fone.

Por que usar fone de ouvido é bom?

Felizmente, o uso do fone de ouvido não é somente prejudicial, ele também tem seus aspectos positivos e podem fazer bem para sua saúde e bem-estar. O fone pode ser um grande aliado para te ajudar a relaxar em momentos de muito estresse no trabalho ou te dar mais pique para fazer aquele exercício da academia que você não gosta tanto.
É aconselhável também que se use o fone de ouvido externo, em vez do interno. O interno tem contato direto com o canal auditivo e pode deixar impurezas nele, que pode dar alergia ou irritações. Vale lembrar, ainda, que seu uso é benéfico apenas quando é na medida certa. Não exagere no volume e na quantidade de horas de uso e você terá apenas alegrias com o seu fone de ouvido, além de poupar quem está em volta de ter que ouvir a mesma música que você.

Um comentário: