quinta-feira, 14 de julho de 2011

As cores para equilibrar o organismo e combater enfermidades.



A terapia das cores parte do princípio da utilização da vibração das cores para equilibrar o organismo e combater enfermidades.
 
 Há muito tempo usada por difersos povos, acromoterapia vem ganhando adeptos que buscam equilíbrio e harmonia do corpo utilizando as cores.

O presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ), Paulo Edson Reis Jacob Neto, afirma que a aplicação terapêutica da técnica tem como objetivo usar a vibração das cores para a cura de doenças. "As cores possuem certas vibrações energéticas, que produzem mudanças químicas no organismo, interferindo na parte física e mental", afirmou.
Alguns estudos apontam qual cor é mais indicada para determinada enfermidade e indicam até as cores que devem ser utilizadas no ambiente de estudo, trabalho, em casa e em outros ambientes. "A importância das cores é percebida até por quem trabalha com comunicação. Nas propagandas de produtos e na criação de marcas as cores têm papel fundamental para chamar a atenção do público alvo e para atingir os objetivos propostos", ressaltou o profissional.
A cromoterapia tem como base as sete cores do espectro solar, composto pelo vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul ciano, azul violeta e azul anil. Cada cor tem sua vibração específica, que atua de forma diferente no organismo. "O paciente é analisado e o terapeuta determina quais as melhores cores a serem utilizadas no seu tratamento. Cada indivíduo é único e possui suas próprias colorações, sendo que dependendo do momento e da enfermidade uma ou outra cor pode ser mais apropriada", esclareceu.
Neto explica que nem sempre o azul, considerado uma cor calmante, traz os resultados esperados quando um paciente que está nervoso ou irritado. "O indivíduo pode estar com falta de energia e sua irritação pode ser causada pela tentativa de suprir esta deficiência. Nesta situação uma cor quente e que recarrega as energias, como o vermelho, seria a mais indicada para trazer tranquilidade a esta pessoa", exemplificou.
Segundo ele o profissional que trabalha com a cromoterapia deve ser qualificado, ter sensibilidade e visão holística para utilizar a técnica da forma mais adequada. A escolha da cor influencia a ativação de energia, que por sua vez ajuda na recuperação das células doentes, melhorando a saúde do paciente. "Esta terapia visa tratar o indivíduo como um todo. Mesmo que ele busque a cura para uma doença, todo o corpo é tratado para reestabelecer o equilíbrio", acrescentou.
Diferentes fontes de cores podem ser utilizadas no tratamento, como a luz do espectro solar, a alimentação natural, a mentalização das cores, o contato com a natureza e até mesmo a luz de lâmpadas coloridas. "Banhos com cristais ou o uso destas pedras para a energização pessoal ou de ambientes também é uma técnica utilizada na cromoterapia. A alimentação natural funciona como um coadjuvante do tratamento, auxiliando na harmonização de todo o sistema corporal", apontou.
Cada parte do corpo está relacionada com uma cor diferente, o que influencia na escolha da cor, que leva em consideração o tipo de enfermidade que será tratada. "O vermelho ativa a circulação e o sistema nervoso, o rosa limpa as impurezas do sangue, o amarelo atua em tecidos internos, o verde escuro ajuda a combater infecções, o azul regenera as células dos músculos, dos nervos e da pele e o violeta atua no sistema linfático, por exemplo", 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Drenagem Linfática ajuda na retenção de líquidos



Sabe quando parece que você ganhou uns quilinhos desde a hora em que você vestiu a roupa até o momento em que você a tira? Isso pode ser um sintoma da retenção de líquidos no seu corpo. Ela pode causar inchaços, desconforto e fazer uma pessoa ganhar até dois quilos num só dia.
De acordo com a médica ortomolecular, Liliane Oppermann, biologicamente, a retenção de líquido é um acúmulo de líquido nos tecidos periféricos e que pode ser facilmente percebido comprimindo regiões como as que ficam nos tornozelos - se ficarem marcados pela compressão é porque você está retendo líquido. “A retenção está relacionada aos eletrólitos [sódio, potássio, cloro] e aos hormônios. Eles ficam acumulados no subcutâneo e aumento de peso, gerando dor local pela compressão”.
Como surge esse mal no organismo? Segundo a ginecologista e membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Sociedade de Ginecologia do Estado de São Paulo, Rosa Maria Neme, a retenção de líquido pode ocorrer em períodos de alterações hormonais - como TPM, menstruação e gravidez. A falta de exercícios e uso de medicamentos como corticóides, por exemplo, podem piorar esta retenção.
A alimentação rica em sal e pobre em proteínas também propicia a retenção. Pílulas anticoncepcionais de alta dosagem, falta de exercícios, roupas apertadas que dificultam a circulação e estresse, que altera os hormônios, também podem provocar o problema. E há outro vilão: o fator genético. “Algumas mulheres tendem a reter mais líquidos do que outras, por características não somente genéticas, mas comportamentais”, explica a ginecologista.
Então, se a genética não ajuda, é preciso ter cuidado com a alimentação: o sal deve ser reduzido da dieta. Quando a quantidade de sódio na alimentação está elevada, o excesso persistente pode acarretar não só hipertensão arterial (em pessoas suscetíveis), mas também retenção de líquidos (edemas).
Para evitar a retenção de líquidos, a nutricionista Paula Gandin indica ingerir frutas diuréticas como abacaxi, melão, limão, maracujá e morango. Consumir fontes de magnésio (folhas verdes escuras, cereais integrais), potássio (banana, laranja, ameixa, tomate, semente de girassol), vitamina B6 (cereais integrais, castanhas), cálcio (gergelim, vegetais verdes escuros, tofu, feijões) também ajuda.
Embora pareça contraditório, é bom não esquecer de beber muita água. No mínimo 2 litros por dia - o objetivo é estimular a função renal e a eliminação de toxinas. A drenagem linfática e o consumo de chás diuréticos também podem ser úteis. Para a terapeuta holística, Aline Pastori a drenagem linfática manual potencializa e aumenta o fluxo de eliminação das toxinas.
A massagem é feita estimulando os principais gânglios, como na região das axilas, do pescoço e virilhas. “A pressão deve seguir o sentido fisiológico da drenagem, ou seja, dos membros em direção ao tronco, seguindo o trajeto do sistema linfático, por onde os líquidos em excesso do organismo são conduzidos para serem eliminados”, explica.

Cuidar da flora intestinal evita celulite



 
A flora intestinal é uma colônia de bactérias fundamentais à vida humana. Elas se encontram dentro do tubo intestinal e sua função primordial é auxiliar a digestão dos alimentos. Elas também servem para evitar a proliferação de agentes nocivos ao corpo (outras bactérias, fungos, protozoários) ao sobreporem-se a eles por estarem em maior número. Logo, fica clara a importância de se preservar a flora intestinal bem equilibrada.
Quando isso não acontece, as toxinas produzidas pelas bactérias agressoras e pelos fungos entram em contato com as células do organismo. Diversas doenças surgem nessa situação. Problemas metabólicos, depressão, ansiedade, perda da libido, infertilidade são apenas alguns exemplos. As mulheres que se incomodam tanto com a celulite também devem saber que a saúde da flora intestinal pode estar relacionada. Isso porque com o fígado sobrecarregado de toxinas, os sistemas circulatório e linfático também ficam extrapolados, o resultado da conta é a celulite.
Para evitar tudo isso, a alimentação é fundamental. É importante ingerir boas quantidades de fibras solúveis, que chamamos de prebióticos, encontradas na aveia, no trigo, na cevada, por exemplo. Já em casos de flora deficiente, o consumo de próbióticos, como alguns iogurtes disponíveis no mercado, ajuda a repor as bactérias benéficas.
http://www.portaldebeleza.com.br

sexta-feira, 8 de julho de 2011

As cores e a sua personalidade

Poderá saber mais sobre a sua personalidade e a das pessoas que o rodeiam através da cor preferida, aquela cor que nos desperta emoções mais fortes, que exerce sobre nós uma atracção particular. O que é que a sua cor preferida diz sobre si?
Sendo a sua cor favorita o Azul, você tem uma ligação muito forte com o mundo intelectual, adora tudo aquilo que é gerado pela inteligência, a criatividade e a imaginação. É objectivo, inteligente, justo, responsável, fiável, honesto, determinado e possui um forte sentido de iniciativa. É uma pessoa sociável, mas precisa do seu próprio espaço.
Sendo a sua cor favorita o Amarelo, é uma pessoa muito comunicativa e faz amizades facilmente. Gosta de transmitir aos amigos todas as suas emoções e sentimentos.
Sendo a sua cor favorita o Vermelho, é uma pessoa empreendedora e dinâmica, vive a vida enérgica e freneticamente. Sente necessidade de demonstrar aos outros as suas qualidades e a sua forte capacidade de ser líder de um grupo, pois consegue transmitir às pessoas que o rodeiam o seu entusiasmo, estimulando-lhes o vigor.
Sendo a sua cor favorita o Verde, é uma pessoa que não espera que os outros venham até si, vai ao encontro deles. Não gosta de conversas fúteis, prefere uma boa discussão, que lhe permita enriquecer e fortificar o intelecto.
Sendo a sua cor favorita o Branco você é uma pessoa que procura um caminho onde a evolução seja positiva, um mundo onde reine a sabedoria e a pureza de espírito.
Sendo a sua cor favorita o Preto, você tem a personalidade muito bem definida, é intelectualmente muito forte e determinado. É um pouco rebelde e inconformista. Detesta que lhe digam o que deve fazer e é independente.
Sendo a sua cor favorita o Cor-de-rosa, é uma pessoa muito sentimentalista, tudo na sua vida é regido pelas emoções. Sente uma forte necessidade de amar e ser amado; para si a vida sem amor não faz qualquer sentido.
Sendo a sua cor favorita o Cor-de-laranja, é uma pessoa dinâmica, determinada, empreendedora e muito enérgica. Tem sempre muitos projectos em mente, que põe em prática quando tem a certeza absoluta de que possui todos os elementos necessários para a sua realização.

Beneficios da Massagem


A massagem envolve sistematicamente o alisamento, amassamento e pressão dos tecidos macios de todo o corpo, para que um estado de total relaxamento seja induzido. O receptor fica nu, de calcinha ou cueca, e usamos óleo para lubrificar a pele. Ela opera principalmente nos músculos, ligamentos e tendões, e afeta, sobretudo o equilíbrio dos líquidos(sangue, linfa).
  
   Uma boa massagem vai afetá-lo em todos os níveis do seu ser. Fisicamente, seus benefícios são o relaxamento e a tonificação dos músculos; o estímulo ao fluxo venoso do sangue; o aumento do nível de hemoglobina; o incentivo ao fluxo linfático; e o alongamento do tecido conjuntivo das articulações. A massagem holística também afeta os centros de energia, ou chakras do corpo sutil. No nível mental, a massagem não apenas alivia o estresse e a ansiedade, mas também o ajuda a tornar-se mais consciente do seu corpo como um todo, das partes com que você entra em contato, e das que são percebidas como excluídas. Quando você tenha percebido onde se situam seus bloqueios de energia, poderá dar inicio à tentativa de integração do seu corpo e, ao ser desenvolvida uma imagem de si mais positiva, poderá assumir a responsabilidade por sua própria felicidade e saúde.
   Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria. Também pode liberar grande energia. A massagem, ao transformar hábitos crônicos de ação e reação, também efetua uma mudança profunda na postura e na expressão facial. 
  
No nível espiritual, é difícil descrever os benefícios da massagem, porque estamos falando de algo que é intrinsicamente indefinivel: a essência, a força vital, o todo que é superior à soma de suas partes. Não é raro, que tanto o doador como o receptor atinjam um estado de maior percepção, de presença no momento, semelhante à experiência da meditação.

CONTRA-INDICAÇÕES
   A massagem é contra-indicada se a pessoa massageada apresentar algum sintoma de erupção cutânea, como bolhas, feridas e escabiose, ou contusões, varizes, febre, articulações inflamadas, tumores e inchaços não diagnosticados, além de problemas cardiovasculares como trombose ou outros males circulatórios.

COSTAS
   As costas constituem a principal estrutura de sustentação do corpo, sendo ainda uma área de grande mobilidade e força. Visto que esta parte está mais protegida que a frente do corpo, as costas são o melhor lugar para começar uma massagem.

   Considerando alcançar nervos das costas que se estendem para todas as partes do corpo, a maioria das pessoas tem uma sensação profunda de relaxamento e liberação, após uma massagem completa nas costas.

LOMBAR, NÁDEGAS
   A região lombar é um local comum de tensão e desconforto. Visto ser ligada ao hara(estômago), a dor na região lombar frequentemente sugere problemas ligados a estabilidade, segurança e sexualidade

DRENAGEM, MEMBROS
   Esses movimentos trabalham com a circulação, ajudando o fluxo sanguineo em seu retorno ao coração.

OMBROS, PESCOÇO
   Ombros são um dos principais focos de acumulo de tensões no corpo. Em uma pessoa normal, as sensações originadas ao nivel intestinal expressam-se fisicamente pelos braços e pelas maõs, ou vocalmente, pela garganta. Muitos de nós estamos bloqueados de expressar nossas emoções livremente, tendo aprendido a suprimir sentimentos de raiva ou tristeza por meio de contrações dos ombros e da garganta.

COURO CABELUDO
   O couro cabeludo pode ficar teso, contribuindo para as cefaleias de tensão e também para a caspa e a queda de cabelos. A massagem ajuda a aliviar essa tensão e ainda auxilia a circulação e melhora a saúde dos cabelos.

A FACE
   Porque nos permite dispensar algumas das nossas máscaras, uma massagem facial cuidadosa pode levar a uma sensação de relaxamento profundo e a um sentimento de ligação com todo o corpo, proporcionando a sensação de nosso "eu verdadeiro." Doze pares de nervos cranianos ligam o cérebro diretamente   à face e aos cinco sentidos. O trabalho na face, sobretudo em torno dos olhos, sobrancelhas e têmporas, ajuda enormemente a eliminar o estresse, aliviar dores na cabeça e desobstruir os seios.

BRAÇOS E MÃOS
   Com nossos braços e mãos, exprimimos nossas emoções mais intensas, demonstramos amor ao abraçar, dar, proteger ou afagar; ódio ou raiva por meio de golpes, socos, punhos agitados. Assim, a massagem das mãos e dos braços é uma experiência maravilhosamente liberadora e relaxante, sobretudo para os que tendem a conter seus sentimentos.

   A massagem da mão é especialmente relaxante- não só porque suas mãos estão tão acostumadas a ser tocadas, mas tambem porque, como os pés, as mãos possuem ligaçoes com todo o corpo.

FRENTE DO TORSO
   Enfrentamos o mundo com a frente de nosso corpo, expondo o ventre, nossa parte mais desprotegida. A parte frontal do torso está ligada ao modo como nos sentimos e como nos relacionamos. Os movimentos do massagista vão seguir em coordenação com a sua respiração. A massagem distende os músculos e aumenta a mobilidade das costelas, e leva a uma respiração mais profunda. Nosso padrão respiratório está intimamente ligado a nossa vitalidade e saúde emocional. Se o cliente está confiante, a reação de uma massagem nessa área pode ser uma experiência profunda tanto para o massagista como para o receptor, pelo estabelecimento de um contato profundo entre os dois.
PERNAS
   Joelhos continuamente retesados ou retraídos indicam uma personalidade insegura. A massagem pode ajudar na liberação da energia bloqueada nas pernas, permitindo que a pessoa se movimente mais livremente em sua existência.

   Ao esticar a perna estamos exercitando três articulações. Durante a massagem, é como se alguém (no caso, o massagista) fizesse yoga para você, sem nenhum esforço de sua parte


http://www.sensiart.com

Massagem modeladora ou drenagem linfática - entenda as diferenças

Quem quer eliminar aquelas gordurinhas indesejadas nas coxas, abdômen e bumbum deve recorrer à boa alimentação, prática de exercícios e ingerir muito líquido, principalmente água. Os médicos recomendam, ao menos, dois litros por dia.
Para ajudar nesse processo a massagem modeladora, também chamada de redutora, e a drenagem linfática podem ser grandes aliadas. Embora ambas sejam super populares e muito usadas, poucas mulheres sabem quais são as diferenças entre elas, o resultado obtido e as contraindicações.
As duas técnicas são exclusivamente manuais e exigem muita força nas mãos. A massagem modeladora chega a ser dolorida nas primeiras sessões. "Na massagem são utilizados movimentos rápidos, repetitivos e firmes", afirma Camila Shiloni, fisioterapeuta especialista em estética corporal e facial do Centro de Estética do Dr. Alan Landecker.
A fisioterapeuta lembra que a massagem deve ser encarada como uma prevenção que auxilia na manutenção do formato da silhueta e na mobilização do tecido adiposo - gordura. Com tratamento continuo é possível notar a perda de medidas e, dependendo do organismo do individuo, a redução é de até dez centímetros na circunferência. No entanto, uma alimentação saudável e prática de exercícios são fundamentais para alcançar os efeitos.
Para que os resultados sejam notados é necessário, em média, de cinco a dez sessões. "Esse procedimento é contraindicado para pessoas que estejam passando por algum processo inflamatório ou infeccioso, que tenham todo e qualquer tipo de tumor e para gestantes", recomenda Camila Shiloni.
A drenagem linfática é um método quase relaxante. Os movimentos são completamente diferentes dos aplicados durante a modeladora. "Drenagem é uma técnica especial de massagem. O objetivo é direcionar o fluxo linfático promovendo uma remoção mais rápida do interfacial. É importante para eliminar celulites, pois promove a renovação das células", afirma a fisioterapeuta. "Ela ainda auxilia na eliminação de edemas e toxinas", completa.
Os resultados são perceptíveis já na primeira sessão. Drenagem linfática também tem contraindicação: pessoas com processos inflamatórios ou infecciosos, com tumores, além de marca-passo, pino e problemas pulmonares não devem se submeter ao tratamento.
Por Bianca de Souza (MBPress)/http://vilamulher.terra.com.br

terça-feira, 5 de julho de 2011

Tabela comparativa de mitos e verdades sobre a Drenagem Linfática


Mito

Realidade

Estimula o emagrecimento
Não emagrece. Apenas elimina o excesso de líquidos
Elimina celulite
Age como coadjuvante nos tratamentos – não acaba com a celulite!
Acaba com gordura localizada
Não tem efeito algum para redução
Elimina acne
Auxilia na redução do processo inflamatório – mas não acaba com ela!
Rejuvenesce
Auxilia na renovação do líquido intersticial (entre os tecidos da pele) – pode ser um coadjuvante a outros tratamentos – não rejuvenesce!
Acaba com qualquer dor nas pernas
Se as dores forem por causa de retenção de líquidos, os resultados serão excelentes.
Auxílio ao combate ao câncer diagnosticado
É totalmente contra-indicada pela possibilidade de metástase (espalhamento das células tumorais)


Verdades sobre a Drenagem Linfática


Indicação
Resultados
Pós Cirurgia Estética ou Vascular
Altamente efetiva – auxilia sensivelmente na redução do inchaço
Efeito relaxante/sedativo
É efetiva – devido ao ritmo lento das manobras
Elefantíase
É o único tratamento manual indicado como amenizador dos efeitos da doença



12 Mitos e Verdades sobre Depilação

1. Depilação causa flacidez?
Mito: Segundo a dermatologista Adriana Leite, não há o risco de flacidez, mas, sim, outros. “Por causa do calor da cera e da agressão à pele por causa do puxão, o folículo tem dificuldade na hora que nasce o novo pelo, causando aquelas bolinhas e deixando-os encravados, o que chamamos de foliculite. Mas, flacidez, não”.

2. Lâmina agride menos do que a cera?
Verdade: Como a gilete corta o pelo superficialmente, ela não causa as mesmas agressões do que a cera, segundo Adriana. “O problema é que o efeito é mais curto. E, para não irritar a pele, a mulher precisa lavar bem a área antes de depilar, com um sabonete anti-séptico, para não permitir que as bactérias penetrem na pele”.

3. Com o tempo, os pelos vão ficando mais finos?
Verdade: Adriana dá um exemplo simples e esclarecedor. “Se eu começar a arrancar um fio de cabelo todo dia, e cada vez que ele nascer novamente eu for puxando, a célula germinativa que dá a origem a esse novo fio fica lesada, e forma um fio imperfeito, mais fino e mais claro”, esclarece.

4. Cera quente dói menos que a fria?
Verdade: A cera fria dói mais, é verdade. A quente ajuda a abrir os poros e facilita a retirada dos pelos na hora do puxão, porém, não é a mais aconselhada. “Se for depilar com cera, eu recomendo as frias ou as mornas”, diz Adriana.

5. A depilação com cera é a melhor opção?
Mito: Segundo a dermatologista Denise Barcelos, da Clínica Dermatológica Paula Belotti, a melhor maneira de acabar com os pelos é o laser. “A técnica é indicada para todos os tipos de pele. A única orientação é que o paciente não esteja bronzeado e não se exponha ao sol durante o tratamento. Quanto mais clara a pele, e mais escuro e grosso o pelo, melhor” Isso porque o laser reconhece o ponto escuro, a base do pelo, e age sobre ele, destruindo parte de suas células.

6. Depilação a laser é definitiva?
Mito: A depilação a laser mata a raiz dos fios que já existem, porém, novos vão continuar a nascer. Por isso, é preciso fazer manutenção, até que um dia você não precise mais. Porém, os que crescem são bem poucos e mais finos, por isso é chamada de definitiva por aí.

7. As ceras dos salões podem ser reaproveitadas e transmitirem doenças?
Verdade: Como não há controle, as ceras são reaproveitadas em muitos lugares. “Você está fazendo um processo de arrancar os pelos, que tem contato com as células. E essas células, de outras pessoas, são reaplicadas em você...  E, caso tenha ocorrido um sangramento, é perigoso. “Pode transmitir doenças, sim, como a hepatite. A justificativa das depiladoras é que a cera vai ao fogo. Mas não é verdade que o fogo mata tudo, não. Eu recomendo que peçam para ver o preparo, para saber se não está sendo reutilizada”.

8. Cera quente pode causar queimaduras e manchas?
Verdade: “Se a cera não estiver na temperatura adequada, pode causar lesões, inclusive queimaduras, bolhas e deixar cicatrizes e manchas”, explica Denise Barcelos. As manchas são uma reação natural em casos de infecção na pele. “Elas podem ser ocasionadas por pelo encravado ou foliculite na região depilada. Isso agride a pele e estimula o seu escurecimento.

9. Depilar o buço com cera pode deixar “bigode”?
Verdade: A cera quente, principalmente para a mulher que toma pílula, começa a escurecer a pele do buço, avisa Adriana. “Muitas mulheres voltam da praia e me procuram porque estão com a pele escurecida, como se fosse um bigode. Isso é o resultado da mistura de hormônios, estimulados pela cera quente, e o sol”.

10. Depilação pode causar espinhas?
Mito: “Após a depilação, é comum as mulheres reclamarem do aparecimento de espinhas na região. Mas, na verdade, também trata-se de foliculite, por causa dos pelos que não conseguem ultrapassar a pele, causando inflamação”, afirma Denise. Para tratar esse problema é necessário o uso de antibióticos tópicos ou orais, de acordo com a explicação da dermatologista, mas ela alerta que isso só deve ser feito sob orientação médica.

11. Cremes clareadores são bons para manchas ocasionadas para a depilação?
Verdade: Para eliminar as manchas causadas pelo procedimento com cera, a recomendação é o uso de cremes clareadores. “Mas mesmo esses devem ser receitados por um dermatologista. Além disso, é essencial evitar a exposição ao sol. Em quadros clínicos mais graves, pode ser necessário um peeling na região afetada”.

12. É bom evitar o desodorante depois de depilar a axila?
Verdade: Depois de depilar, uma das causas da irritação nas axilas é a aplicação de desodorante logo após o procedimento. “O ideal é deixar a região livre de cosméticos por um período de 12 horas.

fonte: http://beleza.ig.com.br/