A Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma técnica holística para melhorar a saúde através do sistema linfático. O sistema linfático é uma rede complexa de vasos que movem fluidos através do corpo, este fluído é responsável para transportar as toxinas para longe das células saudáveis e também é responsável para trazer materiais para as células que estão a lutar contra vírus ou infecções. Apesar do fluido se mover através do sistema linfático, ele não tem o seu próprio mecanismo de bombeamento. A drenagem linfática é um tipo de terapia que serve para ajudar o corpo a criar um sistema linfático fluido.
<><><><>
<>
<><><><
Quando o sistema linfático fica bloqueado, os nódulos linfáticos podem ficar inchados. Além disso, o sistema linfático não consegue remover as toxinas do corpo e isso pode afetar a quantidade de glóbulos brancos no sangue e enfraquecer o sistema imunológico. A drenagem linfática pode ajudar a reduzir este bloqueio, que melhora a saúde do sistema linfático tal como outros sistemas do corpo: circulatório, respiratório, muscular e endócrino. Alguns terapeutas acreditam que a terapia de drenagem linfática ajuda a reduzir alergias, dores menstruais, constipações, gripes e outros vírus.
 Apesar da drenagem linfática ser uma técnica de saúde preventiva e sendo uma técnica segura é preciso consultar um médico quando existem problemas como nódulos linfáticos inchados pois pode indicar um problema do sistema linfático que pode ser um efeito secundário de outra doença.
Além da drenagem linfática manual, existem estudos que indicam que existem outras formas para promover um sistema linfático desobstruído. Alguns deste métodos incluem coisas como evitar utilizar roupa interior muito justa, como soutiéns, cuecas ou outro tipo de vestuário que possa obstruir o sistema linfático. Reduzir o stress também ajuda a promover um sistema linfático saudável, tal como o exercício físico e uma dieta e alimentação saudável.
Como Atua a Drenagem Linfática?

A linfa faz parte do nosso sistema linfático; é um liquido espesso e transparente que circula pelos vasos linfáticos e transporta os glóbulos brancos para combater doenças e infecções. A linfa é derivada de tecidos fluidos e é criada a partir do plasma do sangue. O sistema linfático é uma parte vital do sistema imunológico. Parte das suas funções é drenar, transportar, filtrar e remover substancias estranhas mortas e outros restos dos tecidos celulares.

As técnicas leves e rítmicas da massagem de drenagem linfática manual movem a linfa para os nódulos linfáticos, onde o corpo consegue livrar-se dessas substâncias tóxicas com mais facilidade. A técnica de drenagem linfática serve também para desbloquear o sistema linfático, o que pode causar edemas (inchaço dos tecidos celulares).

Benefícios da Drenagem Linfática

Além da drenagem linfática ser um tratamento relaxante ela tem muitas vantagens para a saúde e estética do corpo. A drenagem linfática promove a cicatrização e recuperação de fraturas, ligamentos rompidos, câimbras ou rasgos nos músculos e diminui as dores. A drenagem linfática pode melhorar muitas condições crônicas como a sinusite, artrite reumatóide, escleroderma, acne e outras doenças cutâneas. A drenagem linfática pode fortalecer o sistema imunológico, pois acelera a eliminação de toxinas.

A drenagem linfática alivia a congestão de fluidos nos tornozelos, olhos cansados e pernas inchadas durante a gravidez. A drenagem linfática é uma componente no tratamento e controlo de edemas linfáticos e linfedemas e ajuda nas doenças que aparecem devido a uma insuficiência venosa. A drenagem linfática promove a cura de feridas, queimaduras e melhora a aparência de cicatrizes antigas. A drenagem linfática também traz benefícios estéticas, ajudando a eliminar e combater a celulite, minimizando estrias.

Drenagem Linfática e Toxinas

Como já vimos anteriormente, a drenagem linfática acelera a libertação de toxinas armazenadas no nosso organismo e é a partir dai que temos todos os benefícios de saúde da drenagem linfática. Para entendermos melhor os benefícios de um sistema linfático saudável vamos primeiro entender o que influencia e nos cria toxinas no nosso corpo.

Como é que o nosso corpo fica tóxico?
§  Medicamentos com ou sem prescrição médica
§  Dieta e alimentação desequilibrada
§  Álcool
§  Tabaco
§  Stress
§  Falta de exercício físico
§  Ambiente poluído
§  Doenças crônicas
§  A vida moderna

Sinais e indicadores de toxicidade:
§  Pouca energia
§  Necessidade e apetite de açúcares
§  Dependência de estimulantes como os cigarros ou café
§  Mudanças de humor
§  Depressão
§  Má memória
§  Aumento de peso
§  Problemas na pele
Quando começa a fazer um tratamento de drenagem linfática ou uma drenagem linfática manual vai ter vários benefícios como já falamos, incluindo uma pele mais viva, um sistema imunológico fortalecido e mais vitalidade e energia. Todos estes benefícios acabam por ser um aumento na sua energia e vitalidade, que influenciam a sua capacidade de cicatrizar, curar e fortalecer o seu corpo, aumentando as suas defesas para doenças do futuro.
Durante a Drenagem Linfática

A maioria dos vasos linfáticos está mesmo debaixo da pele, desta forma é necessário um toque muito suave para mover a linfa… para mover a linfa basta fazer uma pressão equivalente a uma colher de chá de água. Os terapeutas utilizam as palmas das mãos e dos dedos para fazer movimentos indolores e rítmicos, com a leveza de uma pena. O tratamento de drenagem linfática é muito mais suave e leve comparado com outras massagens. A maioria do tratamento é feito enquanto está deitado de costas, pois é na parte frontal do corpo que estão localizados a maioria dos nódulos linfáticos. Devido às áreas sensíveis onde os nódulos linfáticos se localizam (à volta dos seios e na área púbica) o seu terapeuta vai explicar-lhe a técnica e teoria da técnica na primeira consulta antes de você tomar a sua decisão.

Depois da Drenagem Linfática

Muitas vezes as pessoas que fazem uma drenagem linfática não sentem os efeitos do tratamento imediatamente, ao contrário dos efeitos de uma massagem relaxante. É comum que mais para o fim da tarde que se sente um cansaço. Isto quer dizer que o corpo está a utilizar toda a sua energia para eliminar todas as toxinas extra que foram inseridas no sistema circulatório devido ao aumento do fluxo linfático. Nesta altura é importante beber mais água e evitar a cafeína, álcool, tabaco e comidas pesadas de forma a deixar o organismo completar este processo de desintoxicação.

A drenagem linfática é ótima para muitos problemas e para melhorar o bem estar.